quinta-feira, 17 de junho de 2010

Abuso Linguístico.



Risco de morte ou risco de vida ?
  A imprensa generaliza expressões criadas e difundidas nos meios políticos ou mesmo criadas nos bastidores das conversas informais,coloquiais e que como todo a conversa de nossos políticos são inócuas ,vazias e não dizem absolutamente nada...com raríssimas e honrosas exceções .A imprensa tem difundido muitas palavras esdrúxulas ou ridículas ,como por exemplo:”Risco de vida” .

Cremos que é mais aceitável “risco de morte”pois se há um risco é o de morrer,Só se perde o que se tem.A não ser sob o desgoverno do apedeuta onde viver é temerário,portanto temos o risco de viver.(Temos a vida em risco)Quanto ao palatável ,usado sobre uma conversa,sobre uma lugar é o tal do desvio de sentido ,aplicação e uso.Aprendemos sobre os lugares como: aprazíveis,desagradáveis ou qualquer adjetivo que qualifique o sentido que a visão nos mostra. Palatável,como o nome indica e desdobrando a palavra sub-entende-se palato ou o “céu-da-boca” E nos parece que uma conversa não entra pela boca ou será que é daí que deriva: “Escuta aqui, ô boca aberta ! ”

De qualquer forma a imprensa é a grande responsável por difundir tais despautérios que é uma ofensa a nossa inteligência e uma agressão vulgar ao idioma que declinam(muito mal)

Temos mais um exemplo corrente e generalizado : ABRAÇO ! .O que é o abraço ou amplexo?

É um entrelaçamento com os braços: O abraço é quando duas ou mais pessoas – geralmente duas – ficam parcial ou completamente entre os braços da outra. É usado, dependendo da cultura local, como forma de demonstração de afeto de uma pessoa para outra. Através dele podemos cumprimentar ou expressar sentimentos como carinho, amor, compaixão, saudade, congratulação etc. Um abraço em alguém pode demonstrar também proteção instintiva.(dic wikipedia)

 

Abraço não se manda.Abraço se dá.Abraço é um ato de contato físico,o que podemos mandar é cumprimentos,saudações .

É como "casa gostosa",conversa gostosa" .Gosto ou Sabor é o que entra pela boca e despertam as papilas gustativas que procede a analise e determina se é doce,salgado ,azedo ,amargo ,etc...

Gostoso como “casa gostosa...” É a generalização abominável e vermelha do vernáculo ,onde quem menos tiver,menos pensa,quem menos pensa,menos sabe ,quem menos sabe ,menos diz e quem menos diz será mais facilmente dominado !

 

JTeixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário